...passear para fotografar e fotografar para passear...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem não tem cão

Caça com gato.
Quando está mau tempo e não temos a menor vontade de sair para a rua mas mesmo assim o desejo de fotografar fala mais alto, temos de usar a imaginação.
Todos temos em casa montes de objectos a implorar serem fotografados, é só procurar.
Utensilios de cozinha, alimentos, objectos decorativos, antiguidades, enfim difícil é escolher.
Para quem tem máquinas com problemas com a luz é bom fotografar perto de uma janela, mas de modo a que a luz incida apenas no objecto (sujeito) e não na máquina.
Também é possivel improvisar um pequeno estúdio numa secretária com um ou mais candeeiros (atenção á temperatura da cor das lâmpadas no caso de mais que um candeeiro, que deve ser igual), mas deve-se ter especial atenção ao balanço de brancos que faz toda a diferença (vejam os testes em: cerejas e algodao).
Depois é só disparar!


Dificil é parar, eu nem vejo as horas passar, vou pensando sempre "é só mais um bocadinho..."
Quando olho para o relógio costuma passar da meia-noite...  :)

1 comentário:

  1. Boas dicas Mónica! Também dei uma vista de olhos nos conselhos que postaste no teu blog. Tenho mesmo que começar a beneficiar de todas as potencialidades da minha máquina! Algumas pessoas que vêem as minhas fotografias acham-nas boas, mas muito sinceramente eu acho-as razoáveis pois tenho perfeita noção que tenho muito para aprender. Por isso, há cerca de um mês comprei o livro "Fotografia Digital para Totós". É realmente muito bom e útil para principiantes como eu. Até já arranjei um bloco pequeno para caber na bolsa da máquina e comecei a escrevinhar as minhas cábulas. Para a Serra da Gardunha já o vou levar!!!

    ResponderEliminar