...passear para fotografar e fotografar para passear...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Borboletas, escaravelhos e libelinhas

Estava difícil partilhar convosco as fotografias que tirei durante o encontro Borboletas, escaravelhos e libelinhas, promovido pela CM de Montemor-o-Novo. Mas, finalmente, aqui estão os momentos que captei com maior cuidado e pormenor.
Devo dizer que a Mónica avivou-me o gosto pelas fotografias macro. Até então nem sequer sabia que a minha máquina tinha essa funcionalidade... Estamos sempre a aprender... E foi isso mesmo que me aconteceu durante este passeio: aprendi a utilizar novas funções na máquina, a olhar para os seres mais pequenos com outros olhos (não é que eu seja muito grande - lol), a cultivar novas amizades...
Ah! E ainda mais outra aprendizagem: Sabiam que as asas das borboletas funcionam como uma espécie de painel solar? Captam a energia do sol para depois conseguirem voar! Fascinante não é!? E ainda dizem que nós, humanos, somos seres originais... 

Quase selvagens

Não faço a mínima ideia de que insecto se trata...

Sapo desconfiado

Uma simples e vulgar mosca

Azul (Libelinha)

Em borboleta transformar-me-ei!

Uma das infinitas espécies de borboletas que existem


A fotografia do sapo e a da libelinha não foram tiradas durante este passeio. É que o gostinho ficou de tal modo avivado que este Domingo, na barragem de Odivelas (Alto Alentejo), não pude deixar de levar a minha máquina e captar mais uns momentos na natureza! 

Mónica e Laura estou ansiosa por ver as vossas fotografias... 
De que estão à espera?!

2 comentários:

  1. Ficaram lindas as tuas fotos! Adorei todas!
    Quanto ás minhas, ainda estou a seleccionar e editar (tenho tanta coisa para organizar, que ás vezes perco-me no meu próprio pc :)) ).
    As espécies... não é que eu saiba muito, mas pesquiso muito nos grupos do flickr, que são muito bem organizados e completos.
    O insecto é um Heliotaurus Ruficolis. O sapo é uma Rã Verde, a libelinha é uma Erythromma Lindenii, a lagarta transformar-se-á em papilio machaon e a borboleta é uma Aricia Cramera. Os guias de campo ajudam muito, ainda estou á espera do meu (das borboletas), por falar em guia, saiu um guia de campo muito bom, esta semana na revista Visão por mais 3.9€ (ou em livrarias a 5€), que mostra plantas, borboletas, libelinhas, aves... Vale a pena!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Sara
    Não nos conhecemos.

    Quando procurava uma imagem bonita de uma borboleta,para ilustrar um belíssimo pensamento de Cecília Meireles. que muito admiro, vim, casualmente para ao seu blogue, o qual me encantou, creia.
    Gosto imenso de fotografia, embora nãda saiba sobre essa arte tão rica...de qualquer modo ando sempre com a minha simples maquininha digital, e tenho -a usado, muitas, muitas vezes.

    Tomei a liberdade de levar comigo a sua borboleta deste post.
    Ficou linda, lá no meu cantinho.
    Claro que coloquei a fonte da imagem. Se por acaso , não concordar que a tenha publicado, peço-lhe o favor de me informar que eu retirá-la-ei.
    Parabéns pelo seu blogue! É muito rico.

    Guardei-o nos meus marcadores para vir até aqui de vez em quando, recrear o meu espírito e alegrar os meus olhos.

    Um abraço

    Muito êxito para o seu trabalho
    viviana

    ResponderEliminar